O Projeto

O CAJA – Capacitação e Aprimoramento da Justiça de Alagoas veio com o objetivo de alcançar a melhoria da qualidade da prestação jurisdicional.

O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, diante dos avanços tecnológicos e das vantagens do processo eletrônico, resolveu disponibilizar em todas as suas unidades judiciais o processo digital para o primeiro grau, visando substituir autos processuais disponíveis em papel, por autos digitais, oportunizando aos advogados e procuradores iniciarem um processo, protocolarem as petições e receberem intimações de despachos, decisões e sentenças no seu escritório.

O Projeto terá a duração de 7 meses, contemplando ao todo 59 comarcas do estado. Ao final de 2014, todo o Poder Judiciário de Alagoas estará operando com o processo digital.

Este Tribunal está ciente das significativas mudanças trazidas com a disponibilização do sistema de virtualização dos processos, assim como do funcionamento dessa nova realidade.

Os Envolvidos

Para que toda essa modernização seja possível, estão trabalhando juntos magistrados, servidores, gestores e funcionários da empresa parceira. São muitas as pessoas dedicadas para uma só causa, que é virtualizar todo o estado de Alagoas.

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas
José Carlos Malta (Desembargador) Presidente
Fernando Tourinho (Desembargador) Presidente da Comissão de Virtualização
Maurílio Ferraz (Magistrado) Juiz Auxiliar da Presidência
Gustavo Souza Lima (Magistrado) Membro da Comissão de Virtualização
José Baptista Neto Diretor de Tecnologia da Informação
Luciana Medeiros de Luna Freitas Gestora de Contratos
Magno Vitório Farias Fragoso Coordenador SAJ
Softplan
Guilherme Borges Magalhães Gestor do Projeto
Alexandre Júnior Donatti Executivo de Relacionamento

As Metas

O Poder Judiciário do Estado de Alagoas atualmente utiliza o sistema SAJ/Primeiro Grau de forma virtual em todas as varas do Foro de Maceió, no Tribunal de Justiça e na Comarca de Maribondo.

A execução do Projeto CAJA será gradativa, prevista para ser executada em um processo de 8 varas simultâneas, divididas em 11 ciclos, com data de início realizada em 28 de abril de 2014 e término previsto para outubro do mesmo ano.

As mudanças têm as seguintes metas:

  • 100% dos novos processos em meio digital
  • 100% das unidades jurisdicionais trabalhando com o processo digital no sistema SAJ
  • Capacitação presencial e a distância de todos os servidores com o novo formato de trabalho
  • Acompanhamento assistido aos servidores na operacionalização no fluxo de trabalho digital do sistema SAJ
  • Capacitação presencial para os parceiros na utilização do Portal e-SAJ