O que é o Malote Digital?

O Malote Digital é um sistema que foi cedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) à todos os órgãos do Poder Judiciário, incluindo os Tribunais Superiores, Justiça Federal, do Trabalho, Eleitoral, Militar e Tribunais de Justiça dos Estados. Sua finalidade é possibilitar comunicações recíprocas, oficiais e de mero expediente entre os respectivos órgãos, conferindo maior confiabilidade e agilidade.

Quais os benefícios do sistema Malote Digital?

Ao usarmos o Malote Digital vários benefícios podem ser observados:
– É instantâneo. Portanto, é mais eficiente que qualquer serviço de entrega, como, por exemplo os correios ou malotes internos;
– É um serviço confirmado, permitindo o rastreamento dos dados de envio e recebimento (quem recebeu o documento, bem como o dia e hora que foi recebido);
– É mais econômico, pois não há custos com o serviço de entrega. O custo no sistema é zero!
– É ecológico, pois como as postagens são por meio eletrônico, evita-se o uso de envelopes, cola, selos, e diminui o consumo de papel;
– É mais produtivo, pois é mais prático de endereçar e enviar do que os métodos tradicionais. Em caso de ofícios-circulares, por exemplo, um único clicar de botão pode enviar o mesmo documento para inúmeros destinatários simultaneamente.

Qual o procedimento para credenciar usuários a usarem o sistema?

A solicitação deverá ser realizada via Intrajus, direcionando informação do servidor que será habilitado. Os dados necessários são: nome completo, e-mail, matrícula e setor.

Quais os requisitos para envio de um documento?

Os requisitos a seguir devem ser obedecidos para envio de documentos eletrônicos a partir do Malote Digital:
1º – O arquivo deve estar no formato PDF
2º – O tamanho do arquivo não deve ultrapassar o tamanho máximo permitido que é de 4MB
3º – O arquivo deverá ser, preferencialmente, assinado digitalmente no momento do envio. Para isso, o emissor deve possuir um certificado digital válido. Caso ainda não o possua, a solicite mais informações no telefone (82) 4009-3407.

O que fazer quando o documento ultrapassa o tamanho máximo permitido?

Caso o arquivo eletrônico tenha sido gerado a partir da digitalização do documento, favor verificar a resolução utilizada. A recomendação é não utilizar resolução superior a 200 DPI’s. Caso isso tenha sido observado ou o arquivo não tenha sido originado a partir de uma digitalização, sugere-se o uso de um software que possibilite o particionamento do arquivo original, considerando o limite de 4MB estabelecido pelo Malote Digital. Um exemplo de aplicativo que pode ser usado para tal finalidade é o “PDF Split and Merge”, ou simplesmente PDFSAM, que pode ser obtido clicando-se aqui .

Todos os documentos enviados devem estar assinados digitalmente?

O envio de documentos assinados digitalmente é opção preferencial, mas não obrigatório, salvo normatização ou orientação contrária. Assim, recomenda-se fortemente o uso de assinatura digital, em função da garantia da integridade e conferir validade jurídica aos documentos trocados entre as Unidades Organizacionais.

A quem recorrer quando estiver com dúvidas no uso do sistema?

Em caso de dúvidas, recomendamos assistir as videoaulas do sistema (clique aqui para assistí-las).
Se mesmo assim, a dúvida persistir, favor entrar em contato com nossa central de serviços por meio do telefone (82) 4009-3409.

Estou com problemas: o que fazer?

Verifique, por gentileza, se o seu computador atende os requisitos a seguir:
1º – Máquina virtual java (JRE) instalada e com versão “1.6.0_20” ou superior. Clique aqui para saber sua versão.
2º – Navegador Internet Explorer 8.0 ou superior
3º – Navegador Mozila Firefox 4.3 ou superior
4º – Drivers do leitor de certificado digital instalado e devidamente configurado
Caso os requisitos acima estejam atendidos e os problemas permanecem, favor entrar em contato com nossa central de serviços por meio do telefone (82) 4009-3409.